quarta-feira, 22 de junho de 2016

Grand Bazar: O encantador mercado de Istambul é um dos mais antigos do mundo

Largo em frente ao Grand Bazar, com a Torre de Galata ao fundo / Foto de Luck Veloso
Falar sobre Istambul em apenas um post é impossível, mas fique tranquilo, trataremos aqui sobre diversos lugares, apenas escolhemos um para começar. Dando continuidade ao post anterior, chegar a Istambul é como viajar literalmente no tempo. A cidade possui lugares belíssimos e convive muito bem com o seu rico passado e a modernidade.

Um dos pontos mais visitados de Istambul é sem dúvida o Grand Bazar. Considerado um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, reúne uma infinidade de lojas, de diversos artigos, tendo começado em 1461, com itens diversos indo de vestuário a souvenirs, passando ainda por lojas de pesca, joalherias, lojas de tapeçaria e outras especializadas em Narguile, item originário do oriente e que funciona como um cachimbo de água, onde se fuma tabaco aromatizado.
 
Menino brinca com arma de brinquedo no Grand Bazar / Foto de Luck Veloso
Andar pelas vielas do Grand Bazar é uma deliciosa terapia. Para quem gosta de olhar mil coisas, ainda que só compre algumas, é um verdadeiro paraíso e recomendamos, vá com um sapato confortável. É bem comum se perder por ali mas quem se importa? Basta sair dobrando aqui e ali para daqui a pouco, avistar novamente um ponto reconhecível. Vá com tempo, pois ir ao mercado corrido é o mesmo que passar em frente ao mar e não olhar.

Para quem gosta de cozinhar e pesquisar novos sabores, há lojas incríveis nas ruas centrais, onde dezenas de produtos e temperos são expostos, proporcionando uma riqueza de aromas sem igual. É de ficar inebriado com tantas especiarias e uma vez que algum atendente se aproxime, a gentileza do povo turco é logo sentida e você poderá arriscar algumas palavras em inglês para poder trocar informações.
 
Uma das dezenas de lojas de temperos do Grand Bazar / Foto de Luck Veloso
Faço aqui uma pausa para contar um algo que me ocorreu e que foi muito curioso. Estava com um grupo de amigos visitando uma loja de tapetes e um dos vendedores se aproximou falando em português! Veio do fundo da loja e disse em alto e bom tom: “Se cunhado fosse coisa boa, não começaria com C...”. Obviamente todos rimos e iniciamos uma agradável conversa, no que ele nos contou ter morado alguns meses em São Paulo, daí a origem da piada.


Ao visitar Istambul, não deixe de ir ao Grand Bazar! É uma experiência única! Depois volte aqui para contar pra gente. Continue conosco e indique para os amigos, vamos ampliar nossa rede de viajantes, boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário